sexta-feira, 26 de setembro de 2008

TEATRO OFICINA - Divisor de águas da arte brasileira


O Teatro Oficina distinguiu-se por ter absorvido, na década de 60, toda a experiência cênica internacional e foi neste lugar que seria lançado na cultura brasileira o que ficou conhecido como Tropicalismo, estética ligada ao movimento antropofágico de Oswald de Andrade e que influenciou músicos, poetas e outros artistas. A representação desse Tropicalismo se deu no Teatro Oficina com a estréia de O Rei da Vela, em 1967, atuada por outro fundador do Oficina, Renato Borghi. "A dramaturgia bombástica me fazia sentir atuando dentro da raiz e da alma brasileira; nesta peça, o Oswald falava do Brasil de uma forma antropofágica, devorando o que gente tinha de bom e de péssimo. O Oswald pegou o Brasil por todos os lados, devorou-o e depois o cuspiu no palco. E eu assinei em baixo, com sangue, suor e lágrimas..." relembra Borghi.

Sem nenhuma dúvida o teatro Oficina representou um marco histórico na arte brasileira, surgiu em um momento histórico bastante conturbado, onde as mandíbulas da ditadura contra a liberdade de expressão estavam prontas para abocanhar quem se atrevesse contra ela. Sob a inflência do tropicalismo, o teatro Oficina exerceu importante papel sobre os artistas da época.

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